ApresInstitucional





A Ideal atua em todas as áreas técnicas. Realiza estudos, investigações, planos e projetos na área de arquitetura, urbanismo e engenharia, viabilizando sua aprovação e licenciamento com eficiência. As atividades voltadas à Regularização Fundiária de núcleos informais completam o quadro de atividades técnicas.

Arquitetura e Artes


A arquitetura se manifesta de inúmeros modos em nosso cotidiano. 
Considerado um  dos ramos mais extensos das artes, a formação em arquitetura capacita profissionais das mais diversas áreas, como projetistas, decoradores, paisagistas, urbanistas, comunicadores, artes plásticas e um sem número de outras atividades.
No mais antigo tratado arquitetônico, produzido pelo arquiteto romano Marcos Vitrúvio:

"A arquitetura é uma ciência, surgindo 
de muitas outras, e adornada com muitos e 
variados ensinamentos: pela ajuda 
dos quais um julgamento é formado 
daqueles trabalhos que 
são o resultado das outras artes."

Na área da concepção de espaços e projetos, a definição de Lucio Costa é consenso:

"Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. E nesse processo fundamental de ordenar e expressar-se ela se revela igualmente e não deve se confundir com arte plástica, porquanto nos inumeráveis problemas com que se defronta o arquiteto, desde a germinação do projeto, até a conclusão efetiva da obra, há sempre, para cada caso específico, certa margem final de opção entre os limites - máximo e mínimo - determinados pelo cálculo, preconizados pela técnica, condicionados pelo meio, reclamados pela função ou impostos pelo programa, - cabendo então ao sentimento individual do arquiteto, no que ele tem de artista, portanto, escolher na escala dos valores contidos entre dois valores extremos, a forma plástica apropriada a cada pormenor em função da unidade última da obra idealizada. A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção.”

Nossas publicações vão trazer um pouco dessa história a cada publicação. Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idealize!