ApresInstitucional





A Ideal atua em todas as áreas técnicas. Realiza estudos, investigações, planos e projetos na área de arquitetura, urbanismo e engenharia, viabilizando sua aprovação e licenciamento com eficiência. As atividades voltadas à Regularização Fundiária de núcleos informais completam o quadro de atividades técnicas.

Rio de Janeiro - a história das ocupações

Quartel general e o Morro da Providência em 1900 (Foto: Anônimo)

Dois fatores foram decisivos para que ocorresse a primeira grande ocupação na cidade, no Morro da Providência.  Soldados vitoriosos da Guerra de Canudos, que desembarcaram no Rio em 5 de novembro de 1897 sem moradia, e a grande concentração de negros que lotavam a cidade após a abolição da escravatura.

O historiador Milton Teixeira descreve a ocupação como "a única favela autofágica do mundo, pois  consumia o próprio morro onde estava. Os moradores trabalhavam na pedreira que destruía o morro onde eles moravam".

No documentário produzido pelo Museu do Amanhã, Porto do Rio e a construção da alma carioca, é possível conhecer parte dessa e de outras histórias.

Atualmente, estima-se que 20% da população carioca viva em núcleos informais, a maior parte em morros, em razão da das características geológicas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idealize!